O Líder e a comunicação



                “A comunicação se constrói sobre relacionamentos de confiança.”
                                                                                                Dale Carnegie


 Um título de supervisor, team líder, coordenador, gerente, pastor, bispo ou apóstolo não confere automaticamente ao indivíduo a habilidade de liderar pessoas, somente dedicação, treinamento, preparação, experiência e o tempo formarão bons líderes.
 Comece por liderar um indivíduo e a diferença para muitos será pequena, pois o poder que você desenvolverá pode ser adaptado para milhões.
 Um erro que é muito comum e acontece frequentemente é as pessoas acreditarem que liderar é falar, passar a mensagem. Liderar também é isso, mas muitas vezes é mais do que isso, na maioria dos casos liderar é ouvir e agir. Jesus disse que liderar é servir mais do que ser servido.

 Os principais recursos que você precisará para levar sua empresa, igreja, time à outro nível serão:

 Visão global: Compreender como o trabalho de sua equipe afeta o dia-a-dia e a sustentabilidade do todo, do conjunto e do indivíduo;

 Ouvir: Palavras de Salomão, o homem mais sábio que já existiu depois de Jesus Cristo:

 "Com conselhos prudentes tu fará a guerra; e há vitória na multidão dos conselheiros" Pv 24:6

 Já ouviu falar de pesquisa de mercado? Nada mais é do que ouvir, estar atento ao que outros dizem. Ou seja, ouça sua equipe, peça opinião, seja humilde e acessível e seus projetos serão melhores.


 Fexibilidade: Quando a equipe participa das metas e dos projetos os objetivos e soluções ficam mais fáceis; Naturalmente se esforçarão mais para atingirem as metas e vencerem os desafios. Com liberdade e confiança trarão novas ideias para o negócio;

 Planeje: O planejamento passa confiança aos liderados e evita surpresas, se algo sair do controle saberá o que fazer para tomar as decisões corretas;

 Oposição: Aceite ideias contrárias as suas, isso mostra confiança. A melhor ideia não é a sua, mas é a que atende e supera as expectativas do cliente;

 Dê a mão: Líder não é aquele que chega primeiro, mas é o que chega junto com a equipe. A sua interação com as pessoas impactará diretamente na produtividade delas e as metas ficarão mais acessíveis;

 Inspire: Inspiração vinda de um líder é energia para a equipe. Aprenda a desenvolver os talentos do seu time e seu trabalho ficará mais fácil. Como é difícil trabalhar com uma pessoa que quer fazer tudo ou controlar cada passo da equipe com o chamado microgerenciamento. Todos ficarão estressados e os projetos não sairão do papel.

 Responsabilidade: Sua equipe é responsabilidade sua, não transfira para eles cobranças recebidas dos seus superiores, ou a culpa por problemas em membros do seu time; Quando os projetos atrasarem, assuma que errou ou que não organizou seu time o suficiente para evitar o tal erro, mas não use essa desculpa para praticar o microgerenciamento, use a inspiração para desenvolver competências.

 Soluções: Encontre maneiras criativas de resolver problemas na equipe. Não se faça de surdo / mudo / paraplégico, ou as coisas podem piorar e você começar a perder membros da equipe e a confiança dos que ficarem.
 A boa comunicação é fundamental e comunicar não é só falar, mas é ouvir e fazer, dar exemplo;

 Escalonamento: Você não é obrigado e nem deve querer resolver tudo, mas tenha certeza que está passando o problema para a pessoa ou setor correto e emita suas impressões da solução, não entregue só o problema, principalmente para seus superiores e colegas do mesmo nível;

 Seja exemplo: Não precisa ser perfeito, mas também não é bom ficar reclamando pelos corredores ou ter opinião pejorativa dos colegas, ou mesmo envolver-se em fofocas.
 Seja esforçado para trabalhar com novas pessoas e equipes, dê o seu melhor.

 Honestidade: Não faça nada que fira a legislação ou a ética.
 Não dê prazos que não possa cumprir.
 Quando errar, seja sincero e peça desculpas.
 E lembre-se, honestidade não se compra!

 Elogiar: Elogie o mínimo progresso, principalmente de comportamento, de preferência em público. Corrija em particular.
 Pessoas que recebem elogios não querem que aquele trabalho saia errado nunca mais, para não dar margem de perder o elogio recebido.

 Com os novos meios e canais de comunicação ainda há pessoas nas empresas que não conhecem suas metas e objetivos.
 O melhor sniper não pode acertar um alvo se não o conhece.
 Seus colaboradores talvez não conhecem o caminho, mas o objetivo é básico para iniciar uma caminhada e garantir que não estão indo para o lado contrário.
 Mostre o objetivo, e as pessoas vão buscar seus caminhos para o atingir.
 O seu trabalho será o de motivá-las, apoiá-las e corrigi-las de tempos em tempos para garantir o melhor possível.

 Como dizia o saudoso Chacrinha: "Quem não se comunica, se estrumbica!" 

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