Interpretação Bíblica

Contacte-me: Twitter: @Klaifer 

O primeiro registro que temos de alguém que se propôs a explicar os escritos sagrados para outrem está no livro de de Neemias 8:8 "E leram o livro, na Lei de Deus, e declarando e explicando o sentido, faziam que, lendo, se entendesse". E quem fazia isso eram os sacerdotes e levitas, pessoas que se preparavam muitos anos para entender os escritos de Deus.

 Quer aprender sobre igreja em pequenos grupos? Clique aqui!

 Por mais de 15 séculos a igreja romana limitou essa atividade, inclusive da leitura, aos clérigos. Instituindo uma separação entre leigos e clérigos, mas na cultura judaica e bíblica nunca foi assim, veja que Jesus, que era da tribo de Judá leu Isaías 61 na sinagoga em pleno sábado, há de ter espaço para o renovo. Atualmente, qualquer um pode interpretar e explicar a Bíblia para outra pessoas, mas isso também é motivo de problemas, pois muitos o fazem de qualquer maneira, desconsiderando o contexto, colocando alegorias em todas as passagens bíblicas, principalmente textos do antigo testamento.
 Então como devemos interpretar a Bíblia?
 É necessário fazer a exegese?
 Tenho que aplicar a hermenêutica?
 Vamos ao dicionário:

  • Exegese é uma interpretação ou explicação crítica de um texto, particularmente de um texto religioso.
  • Hermenêutica é um ramo da filosofia que estuda a teoria da interpretação, que pode se referir tanto à arte da interpretação quanto à prática e treino de interpretação.

 Logo sempre que lemos e explicamos algo para alguém, estamos fazendo a exegese, já a hermenêutica também envolve praticar a interpretação, treina-la.
 A famosa oração do "Pai nosso", oração modelo. "Portanto, orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dá hoje;  e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores;  e não nos deixes entrar em tentação; mas livra-nos do mal. [Porque teu é o reino e o poder, e a glória, para sempre, Amém.]".
 É o modelo de oração que Jesus deixou para nós, não é um modelo, mas O modelo. Começa dizendo à quem devemos clamar ou orar - Pai que está no céu. Poderia ser para Moisés, Abraão, Daniel, Davi, mas ele disse para orar ao Pai, não foi pra mãe, para um dos apóstolos, para Jorge, Vicente ou Bento, quando orar peça ao Pai. Não há o que discutir, ele não deu opções: Se demorar a resposta fala com a mãe ou com Pedro, não. Ore ao Pai. Mas ninguém vai direto ao presidente, fala com os assessores primeiro, mas Deus não tem isso porquê não precisa. Paulo escreveu "sejam meus imitadores, pois estou imitando à Cristo". Imagine Paulo orando, qual modelo de oração que ele usava? Certamente não era a de Cipriano, nem a de Jorge, de Maria ou de Agostinho, mas o de Jesus.
 Todas as Cartas paulinas trás uma oração nos primeiros versículos. A quem ele está orando?
 Vou citar alguns textos bíblicos, que geram polêmicas interpretações, seguem:
  • "Não se turbe o vosso coração; crede em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar; depois que eu for e vos preparar lugar, voltarei e tomar-vos-ei para mim mesmo, para que onde eu estou, estejais vós também". João 14.1-3
Qual é a mensagem de Jesus?
  1. "Fiquem tranquilos, na casa de meu Pai tem lugares para vocês!".
  2. "Olha, na casa de meu Pai não tem lugar para vocês, mas Eu vou preparar!".
  3. "Vocês não vão morar onde meu Pai está, vou preparar esse planeta para vocês!".
 Você vai gostar de ler isso: A vontade e as crenças!

 Fazer a exegese (certa ou não) de um texto conhecido como esse, faz a diferença entre milhares de igrejas que conhecemos. Vamos a outro texto bíblico:
  • "Porquanto, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, da mesma maneira devemos crer que Deus, por intermédio de Jesus, trará juntamente com Ele os que nele faleceram". 1 Tessalonicenses 4.14 
O que vai acontecer, segundo o Apóstolo Paulo?
  1. Os mortos estão com Deus, que os trará Juntos com Jesus à terra.
  2. É Deus quem vem, e trará consigo os mortos.
 Vamos ver mais tema difícil:
  • "Foi para a liberdade que Cristo nos libertou! Portanto, permanecei firmes e não vos sujeiteis outra vez a um jugo de escravidão". Gálatas 5.1
 O que dizem os exegetas do século XXl:
  1. "Cristo nos libertou da Lei, agora podemos pecar a vontade que não vai dar nada!".
  2. "Não há liberdade plena, estamos predestinados por Deus à salvação, ou ao inferno".
  3. "Essa escravidão não está falando da Lei, mas do pecado, apenas".
  4. "Escravidão é o pecado, a Lei acabou".
  5. "O pecado não existe, Jesus o destruiu".




 Vamos ver outros mais polêmicos:
  • "Vós, perguntou-lhes Jesus, quem dizeis que eu sou? Respondeu-lhe Simão Pedro: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Disse-lhe Jesus: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelou, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do hades não prevalecerão contra ela; dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares, pois, na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus. Então ordenou aos discípulos que a ninguém dissessem que ele era o Cristo". Mateus 16. 15-20
 Jesus está lançando os fundamentos da Igreja, sobre quem?
  1. "Jesus está dizendo que a igreja será edificada sobre Pedro!".
  2. "Jesus está dizendo que a igreja será edificada sobre as revelações!".
  3. "Pedro é o alicerce da igreja!".
  4. "As chaves do Reino dos céus foi entregue à Pedro e mais ninguém!".
  5. "Nem Deus entra no céu se Pedro não liberar a porta!".
 Quantas perguntas, e há outras milhares [devemos guardar o sábado? comer carne de porco é pecado? posso comer sangue? quero fazer uma tatuagem, posso? as línguas estranhas existem?é pecado ir ao motel com a esposa (o)? ] Você pode me enviar que responderei à todas, mas hoje vou me ater aos escritos já citados.


Primeiro texto:
 Jesus disse: "Se assim não fora, eu vo-lo teria dito.", ou seja, se não tivesse as muitas moradas eu diria:  "Vou preparar-vos lugar". Ele está dizendo que as moradas celestiais já existem.
Segundo texto:
 "Deus, por intermédio de Jesus, trará", Paulo está dizendo que Deus ressuscitará os mortos em Cristo antes de arrebatar os vivos para Si.
 Terceiro texto:
 Esse é um pouquinho mais complicado, por isso a resposta é mais longa.
 Vou substituir algumas palavras para facilitar o entendimento: Disse Jesus: "Pois também Eu te digo que tu és Pedro, e sobre VOCÊ PEDRO [esta pedra] edificarei a minha igreja, e as portas do hades não prevalecerão contra ela; POIS ESTÁ ALICERÇADA SOBRE VOCÊ PEDRÃO, NUNCA SERÁ ABALADA.
 Faz sentido afirmar isso? Para Pedro e os outros Apóstolos não. O próprio Pedro escreve em sua carta "Achegando-vos a Ele, a Pedra Viva, rejeitada pela humanidade, mas eleita e preciosa para Deus, vós também, como pedras vivas, sois edificados como Casa espiritual, com o propósito de serdes sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo. …" 1 Pedro 2.4-5.
O salmista escreveu "Eu te exalto, porque me respondeste e foste minha salvação. A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular, pois assim determinou o Eterno. Maravilhoso é isso para nós!…" Salmo 118.21-23

[...]  E MAIS, VOU DAR A VOCÊ [dar-te-ei] AS CHAVES DE MINHA CASA E DA CASA DE MEU PAI [as chaves do reino dos céus]; QUEM MANDA LÁ AGORA É VOCÊ [o que ligares], pois, na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus. O próprio Cristo deixa claro o que falava, quando diz "Com toda a certeza vos asseguro que tudo o que ligardes na terra terá sido ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra terá sido desligado no céu. Uma vez mais vos asseguro que, se dois dentre vós concordarem na terra em qualquer assunto sobre o qual pedirem, isso lhes será feito por meu Pai que está nos céus. ". Mateus 18.18
A chave é no sentido figurado, para dizer que quando a IGREJA que está edificada na ROCHA (Cristo) orar, precisa estar em unidade e concordância uns com os outros para sermos atendidos. A chave da benção não pertence à homens, mas à IGREJA de Jesus, independente da placa. Igreja somos nós, cuidado para não confundir igreja com templo.
 Enfim, há muitos textos difíceis na Bíblia, mas não há incoerência na Palavra de Deus. A Bíblia interpreta a si mesma, com passagens históricas, culturais e principalmente proféticas.
 Desenvolver uma doutrina baseada em um versículo isolado, é o início de uma heresia. A Bíblia é o único livro que ao lermos, o autor pode estar juntamente conosco, basta orar e pedir que o Espírito Santo nos oriente.
 Finalizo essa pequena parte com um versículo que os teólogos lutam diariamente, que o Apóstolo Paulo entendeu muito bem e buscou em Deus as respostas para as doutrinas do Crsitianismo:
"As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, mas as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que observemos todas as palavras desta lei.". Deuteronômio 29.29




Postagens mais visitadas deste blog

PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO NO ENSINO: A BUSCA DE UM DESEJO

A liderança de Jesus - Crescimento

A liderança de Jesus - Recrutamento e Seleção