A Vontade e o Filtro das Crenças

 O que vem a ser VONTADE?
 Segundo o dicionário da língua portuguesa da FTD 2007 pode ser: A faculdade de querer; desejo; necessidade física ou moral; tendência ou disposição de espírito;
 Os desejos E VONTADES não são em si mesmos maus ou bons, são apenas flashes cerebrais. As ações produzidas pelos desejos é que são boas ou ruins, e raramente agradam todo mundo.
 Joan Solé escrevendo sobre o filósofo Schopenhauer - El pesimismo se hace filosofía - disse que construímos nossas vidas sobre uma base torta, pensando que a vida é obrigada a satisfazer os nossos desejos e que obrigatoriamente o mundo deve nos fazer felizes, chegando "a pensar que se tem força DE vontade quando o que acontece é que se sofre a força DA vontade".
 Segundo a psicologia moderna os desejos ou vontades são os geradores do mundo. Quando um desejo chega ao cérebro ou quem sabe ao coração, passa rapidamente pelo Filtro das Crenças, uma superestrutura alicerçada em cinco pontos principais: Financeiro, Político-Social, Justiça, Ciência, Religião  (tudo aquilo que EU acredito compõe esse filtro, não precisa necessariamente ser verdade - Evolução das espécies, o homem na lua, a gravidade, Adão e Eva, Moisés e o Mar Vermelho, física quântica, alma, céu, inferno, religião, política, sociedade, amor, amizade, Bitcoin, voto limpo, candidatos honestos - não importa se essas coisas existem, o importante é o nível de fidelidade que EU atribuo à elas) e esse filtro separa o possível do impossível, o bom do ruim (Lembre-se que cada indivíduo tem o seu próprio Filtro de Crenças, mas que há Filtros sociais, valores locais) fazendo com que a vontade prossiga ou não. É muito importante não confundir vontade com necessidade, muitas vezes as pessoas dizem estou com vontade de ir ao banheiro, quando na verdade é uma necessidade que sentem. E o contrário também acontece, conheci um assassino que dizia ter necessidade de matar, mas entendemos que estava apenas confundindo as palavras, isso trás algum conforto, conformismo e aceitação própria.
 O presidente americano Bill Clinton, homem de uma biografia exemplar, em determinado momento de sua vida deu vazão para os seus desejos pela estagiária da Casa Branca  Monica Lewinsky e por muito pouco não perdeu o casamento e o governo.
 O pastor Batista Martin Luther King Jr.  contagiou várias gerações em todo o mundo com o seu desejo ao colocá-lo em um discurso "Eu tenho um sonho", quando disse à plenos pulmões que a sua vontade não era acabar com os contrários, com aqueles que perseguiam e matavam seus semelhantes, mas o seu desejo era viver juntamente com eles, mas em paz. E como não há paz sem justiça e igualdade, o desejo do Sr. King, apesar de nobre, não seria realizado tão facilmente.

 Você tem VONTADE  de fazer uma tatuagem? Será que é pecado? Assista AQUI

 Quando Jesus caminhava na terra dos viventes, segundo Ele, não fazia aquilo que tinha vontade, mas seguia ordens, estava fazendo a vontade de outra pessoa. Certa vez foi questionado pelos líderes religiosos da época por que curava justamente no sábado, então Ele respondeu: "[...] porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai, que me enviou." Jo 5:30
 Em outra ocasião Ele reafirma "Porque  eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou". Jo 6:38
 Aparentemente, Jesus tinha vontades, queria fazer outras coisas, não necessariamente pecar, mas quem sabe não confrontar os poderosos, não ir para a cruz. No Getsêmani, orando ao Pai, Ele disse "se queres, passa de mim este cálice; todavia, não se faça a minha vontade, mas a tua". Quantas vezes deixamos de fazer a nossa vontade para fazer a dos filhos, da mulher, do chefe, dos amigos. Algumas vontades que não realizamos é pensando em nós mesmos, outras nas pessoas que queremos agradar, pensando ou não no retorno daquilo que estamos semeando.
 Bill poderia ter sua biografia sem a Mônica, seu casamento sem traição e seu governo irretocável.
 King poderia estar vivo, se o desejo de expor sua vontade de viver em uma sociedade justa e igualitária tivesse sucumbido ao medo da morte. Claro que muitas pessoas não seriam impactadas pelo discurso e o sonho seria apenas um sonho.

 Jesus poderia ter voltado para a Galileia enquanto Judas foi vendê-lo aos poderosos da religião. Casaria, teria filhos e deixaria que outro viesse para ser O Messias, mas escolheu fazer a vontade do Pai.
 Aquilo que acreditamos ser valioso, nada vale se mudarmos os nossos paradigmas. Lembro-me que o David Beckham veio ao Brasil em 2014, e com ele vieram todas as suas crenças, não teve o trabalho de pesquisar a região, as estradas, o clima, desembarcando na Amazônia no período de cheia do Rio Amazonas, quando todas as ruas e vielas da selva ficam alagadas e só é possível trafegar de barco ou lancha, mas o americano com seus paradigmas superiores aos dos 'indígenas selvagens do Brasil' desembarcou com sua moto no aeroporto de Manaus-AM e partiu para selva, afim de gravar seu documentário na Amazônia sobre rodas, mas deu com os burros (HP) na água. As motos são ótimos veículos para cruzar os USA, mas péssimos para cruzar a Amazônia. No paradigma da Amazônia bom mesmo é ter uma lancha com motor de 15 HP e não uma moto de 1000 cc.
 Por isso é tão complicado entender Jesus Cristo, nossos paradigmas são terrenos, capitalistas, egoístas, voltados para a acumulação de bens e preservação da vida e da espécie. Usamos uma motocicleta de 1000 cc quando o Mestre está instruindo a usar um barquinho, mas não temos tempo para ouvir o que Ele tem a nos dizer, estamos sempre apressados e o ditado "deus tarda, mas não falha" nos domina, pois não entendemos que "tardar" é o mesmo que falhar. Somos dominados pelo relógio, enquanto Deus nem utiliza dele.
 Quando Judas trai o Amigo, não o faz porque é exclusivamente mau, mas porque tinha o desejo de vê-lo dominando os romanos que oprimiam o povo. Quando os religiosos pedem para crucifica-lo, não é que o odiavam a ponto de querer sua morte, simplesmente sentiam que suas vontades estavam ameaçadas se as pessoas entendessem o que Deus pede de cada um de nós, e certamente não é dinheiro, joias e cartão de crédito.
 Sabe aquela oração, uma que chamam de "Pai nosso". Então, em determinado momento a oração diz: "seja feita a SUA vontade, assim na terra como no céu". Vamos partir do princípio de que no céu os anjos fazem a vontade do Pai. E na terra seríamos nós? Bem, quem está fazendo a oração não são os anjos, mas somos nós que dizemos "seja feita a Sua vontade", porém nem sempre estamos dispostos a fazer a vontade de 'outro' e não a nossa, ainda que esse 'outro' seja Deus.
 - Por que fazer guerra? Pela minha vontade ou na de Deus?
 - Por que divorciar? Minha vontade ou de Deus?
 - Quero fazer uma tatuagem? É a minha vontade, não importa a de Deus!
 - O cara me ultrapassou e ainda fez dedo do meio! Sabe qual era a minha vontade naquela ora? Bem não importa, devo fazer a vontade de Deus.
Alguns anos depois de Jesus ser crucificado, um homem chamado Saulo de Tarso, que tinha um forte desejo de matar os seguidores de Jesus Cristo, é convertido ao cristianismo, abandona a vontade de matar cristão, até porque agora também é um deles e escreve aos cristãos de Roma: "Rogo-vos, pois, irmão, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional". Rm 12:1
 O cristianismo inova no ramo religioso ao criar um novo tipo de sacrifício, o sacrifício vivo. Até então só era considerado sacrifício após a morte, quando o sangue era derramado no altar para aplacar a fúria dos deuses, mas agora os cristão são sacrifícios ambulantes, e vivem não mais para si mesmos, mas para Cristo, aquele mesmo que também não vivia para Si mesmo, mas para Deus. Rm 6:10 & Rm 14:7-8. O próprio Apóstolo Paulo de Tarso, antes era Saulo, diz "vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim;". Gl 2:20

 Como viver para Cristo: Aqui

 Não mais DOMINADOS pelas vontades puramente humanas, mas guiados pelo espírito, desejam imitar Jesus Cristo em tudo, mesmo que a sociedade não os entenda, afinal de contas estão vivendo com paradigma diferente da multidão, saíram da Matrix terrena e entraram na experiência metafísica do Eterno.
 O seu Filtro das Crenças é atualizado todas as vezes que sua mente é alimentada (novelas, filmes, séries, jogos, bíblia, oração, meditação, conversas, mentoria, etc). Por isso que a cada dia fazemos mais as nossas vontades e menos a de Deus, pois alimentamos nossa mente menos de Deus e mais do sistema, conformando nosso Filtro de Crenças com o de toda a sociedade. Bem pelo menos é isso que Paulo falou para os irmão romanos (Rm 12:1-2) e pregava para os novos cristão, caso você não esteja com a mente mais propensa a aceitar tudo que o mundo empurra para você, não se preocupe, está igual a todo mundo que tem seu Filtro de Crenças baseado nos conceitos do mundo, agora se deseja ter um Filtro de Crenças baseado nos conceitos de Deus, siga os conselhos de Paulo de Tarso "renovai as vossas mentes a fim de conhecer a BOA, PERFEITA E AGRADÁVEL vontade de Deus, vivendo aquém de suas vontades. Só vamos conhecer a boa, perfeita e agradável VONTADE de Deus se atualizarmos o nosso Filtro de Crenças com o sistema do céu, oração, jejum e Bíblia.
 Se a sua mente é igual aos que não são cristão, atende às suas vontades e prazeres, desculpe informar, mas você está se enganando. Se a sua matriz de atualização do sistema é terrena, você está se enganando.


 *Do livro: "Quem mudou o Evangelho de Cristo?" de Klai Ferreira (Obs: Procurando uma editora ou agente para publica-lo)

Twitter: @Klaifer












https://br.linkedin.com/in/klai-ferreira-lider

Postagens mais visitadas deste blog

PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO NO ENSINO: A BUSCA DE UM DESEJO

A liderança de Jesus - Recrutamento e Seleção

Bem vindo ao Brasil do futuro!