Discipulado um a um

  Comente o nosso post, compartilhe esse texto e ajude pessoas!

 Na cultura judaica o discipulado é uma prática roteira entre mestre e discípulos; já em Exôdo 18, orientado pelo sogro Jetro (Reuel), Moisés iniciou a liderança compartilhada, onde as responsabilidades são divididas e as vitórias também.
 Ao ver um líder centralizador disse Jetro a Moisés: "Não é bom o que fazes." (Ex 18.17).
 Parece que muitos líderes do século XXl ainda não entenderam algo que foi escrito há 5.000 anos!
 O que é o discipulado?
 Discípulo é, segundo Boyer (2014) "o que recebe disciplina ou instrução; que segue os conselhos, ou imita os exemplos de outrem".
 Então discipulado pode ser entendido como a transferência de maturidade (a soma de instrução+disciplina+exemplo);

 O discípulo "imita os exemplos" do mestre, quero falar de 3 pessoas da Bíblia que seguiram maus exemplos de seus "mestres":

  1. Samuel - Filho de Elcana e Ana - profeta criado na casa do Senhor pelo Sumo Sacerdote Eli; Os filhos do sacerdote não eram tementes a Deus, faziam o que era mal aos olhos do Senhor, até que o Próprio Deus usou Samuel para avisar Eli que seus filhos seriam mortos no mesmo dia (l Sm 2.34), que se cumpriu (l Sm 4.11); Ao ver os filhos de seu mestre serem maus diante de Deus e posteriormente serem mortos, deveria acender uma luz de alerta em Samuel, para que não ocorresse o mesmo em sua própria casa, mas discípulo "imita os exemplos" e já disse um pensador que "o exemplo não é a melhor maneira de educar, é a única", logo os filhos do grande profeta de Deus também eram maus: "Porém seus filhos não andaram pelos caminhos dele, antes se inclinaram à avareza, e aceitaram suborno, e perverteram o direito. (l Sm 8.3). Samuel não sabia, mas estava seguindo um exemplo ruim de como criar filhos;
  2. Davi, ungido rei de Israel ainda muito jovem, viu em Samuel um exemplo de homem de Deus. Ao assumir o reino, teve muitos filhos e muitos problemas familiares. Amnom estupra a irmã Tamar, que suicida-se. Absalão mata Amnom pelo estupro da irmã; Logo o reino é dividido pelo próprio filho, que faz guerra contra o pai. Todas estas situações poderiam ser evitadas, se o rei Davi fosse um pai mais presente, um pai mais atencioso e se preocupasse com sua casa, além de se preocupar com o seu reino, pois a casa é o início do discipulado, onde, na maioria das vezes, os discípulos são os filhos e filhas, que devem ser educados a seguir um bom caminho, pois como diz em Provérbios 22:6: "Ensina a criança no Caminho em que deve andar, e mesmo quando for idoso não se desviará dele"; Escrito pelo filho de Davi que recebeu ensino quando o pai já havia errado com os mais velhos. Veja o que ele disse sobre os ensinos do pai "Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe, porque serão como diadema gracioso em tua cabeça, e colares ao teu pescoço." Pv 1.8-9.
  3. Salomão, o mais sábio depois de Cristo, não teve sabedoria para instruir seu filho Roboão, que ao desprezar o conselho dos anciãos, dividiu o reino, ficando apenas com duas tribos (1 Reis 12). Obviamente há uma profecia informando que o reino se dividiria, mas logo na primeira semana de governo é muita falta de preparo.
 Os mais jovens, segundo estudos sérios da psicologia infanto-juvenil, são muito mais influenciáveis e moldáveis às atitudes e ideias dos adultos. Leia a SÉRIE: Crianças e seus cuidados 1 a 4- e fique melhor informado do assunto.

 Quando entendemos que nossas atitudes ensinam mais que nossas palavras, mudamos a didática e os métodos. Não adianta falar para os meus filhos que mentir é feio, se quando o telefone toca e não desejo atender, peço para ele dizer que estou no banho, e não é verdade. Falo que o álcool faz mal à saúde, mas na geladeira falta tudo, menos a cervejinha, a vodka. O fumo mata, mas eu fumo duas dúzias de cigarros diariamente. A incoerência entre palavras e atos serve para reforçar as atitudes.
 Se você deseja que seus filhos e filhas tenham um casamento sólido e estruturado, firmado na Rocha que é Cristo, não precisa falar como fazer, faça o seu casamento ser e eles aprenderão. Quer ver seus filhos servindo ao Senhor Jesus, mostre como se faz, ore com eles, chame-os para jejuar, para ler a Bíblia. Aqui em casa o nosso jejum familiar é no sábado, nesse dia até os cachorros fazem jejum, queremos dedicar a vida ao Evangelho de Cristo, não individualmente, mas em família.
 Como já escrevi, a partir de 3 anos as crianças entram na fase chamada por Wallon de OPOSIÇÃO, SEDUÇÃO E IMITAÇÃO - Ler: Crianças e seus cuidados - Parte 2  quando elas rejeitam tudo e fazem muita pirraça, logo querem seduzir todos à sua volta e posteriormente, talvez como um reflexo da sedução, começam a imitar os adultos, os pais logo dizem: "Nossa Junior faz tudo igual o papai!". 
 Posteriormente vem a adolescência, quando o jovem deseja ser reconhecido, se firmar. Nessa fase o mais importante é a construção da própria identidade, segundo Les Parrott. Confundir o que sou com como estou é comum e muitas vezes levam à depressão e suicídios. Para entender melhor leia: Crianças e seus cuidados - Parte 3
 Os adolescentes querem ser independentes, ter sua própria rede de contatos sociais, tentam se desvencilhar dos pais e muitas vezes até dos irmão. Em parte a rebeldia é uma forma de expressar a sua individualidade, gostam de ser levados a sério e tem um forte espírito de lealdade. Para saber um pouco mais leia: Crianças e seus cuidados - Parte 4
 O casamento são as colunas que sustentam os sonhos dos filhos, tudo que foi impossível para você, é apenas difícil para seus filhos, se tiverem o seu apoio. Quando você preserva o seu casamento, você está investindo na felicidade de seus filhos. Quando você faz a sua esposa ou esposo feliz, você está sendo feliz e terá mais saúde.
 "Quem ama a sua mulher ama-se a si mesmo." escreveu o Apóstolo Paulo aos irmão de Éfeso (Ef 5:28). Isso inclui elogiar o cônjuge frequentemente, se isso faz bem pra ele ou ela. 
 Segundo a BBC-Brasil, as mulheres falam em média 20 mil palavras por dia, enquanto que os homens falam apenas 7 mil, do outro lado pesquisas indicam que quando o parceiro para o  que está fazendo para responder comentários aleatórios um do outro, o casamento dura mais. Fazer esses comentários é uma maneira de chamar a atenção do outro.
 Nas discussões, utilize mais o pronome "nós" e evite o "você" e o "eu", isso fará bem para seu relacionamento.
 Busque ocasiões para realizarem atividades juntos, jantar, cinema, caminhada, cochilo atarde, queira estar juntos.

 Por fim, mas não menos importante, demonstre interesse real às necessidades da esposa ou esposo, sejam gratos e generosos um com o outro. Evite cobranças exageradas e ficar apontando os erros, mire nos acertos, naquilo que ele ou ela faz de bom, busque destacar as qualidades, não apenas da boca para fora, mas internamente também. Segundo uma pesquisa americana a Bondade e a Generosidade podem salvar um casamento.
 
 Foram tomados como referências nessa postagem os estudiosos da psicologia Piaget, Wallon, Mednick, Les Parrott. A Bíblia é a bússola de nossa caminhada.

Postagens mais visitadas deste blog

PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO NO ENSINO: A BUSCA DE UM DESEJO

A liderança de Jesus - Recrutamento e Seleção

Liberdade para ser Escravo?