A liderança de Jesus - Cumprindo as leis

" Deixe assim por enquanto; convém que assim façamos, para cumprir toda a justiça." Evangelho segundo escreveu Mateus, no capítulo 3.
 Jesus sendo o Cristo poderia usar seu poder para fazer o que quisesse, mas decidiu "cumprir toda a justiça". Ele quiz dar o exemplo, não fez isso por que alguém o estava obrigando, mas porque era justo.
 O caráter de uma pessoa só pode ser medido quando ela está sozinha, quando ninguém a está monitorando, assistindo. É nesse momento que revelamos quem realmente somos.
 quero registrar que caráter é aquilo que somos, nossa essência. O que os outros pensam de nós é a nossa reputação adquirida com eles, que não tem nada a ver com o que somos, mas com a imagem que passamos.
 Jesus estava preocupado com as duas coisas.
 Fazer o que era justo, pois como cobraria de seus seguidores o batismo se ele mesmo não cumprira. Infelizmente vemos muitos líderes cobrando de seus liderados aquilo que eles mesmos nunca fizeram, ou coisas que só fazem quando tem gente olhando. Exigem muito mais do que podem dar.
 Ele também estava preocupado com a imagem que estava passando para seus futuros seguidores, e não vemos essa preocupação em muitos líderes. Que se comportam como meninos, quando esperamos ver um homem. Que burlam procedimentos, quando precisamos que sejam reforçados. Que exigem e aceitam propinas, quando estamos todos tentando ensinar coisas boas às novas gerações.
 Fazer o que é certo nem sempre é o caminho mais fácil. Em uma geração que valoriza as aparências em excesso, os nossos jovens são "forçados" a fazerem sucesso, ter coisas, serem famosos. Outro dia ouvi um jovem dizendo para outro:
 - Quer ser famoso? Quer ficar na história do mundo?
 - Claro que quero.
 - Então... é só você explodir o Cristo Redentor, todo mundo vai te conhecer e nunca mais vão te esquecer!
 Ouvindo isso, pensei: É isso que motiva muitos homens bomba, muitos vídeos ridículos na internet, muitos gestores inconsequentes, governantes irresponsáveis com suas obras faraônicas, a proliferação do tráfico e de crimes. Tudo em troca de fama, dinheiro e status, sem preocupação com o caráter e muito menos em dar o exemplo.
 Jesus já sabia o que a psicologia só descobriria no século 20, que o exemplo não é a melhor forma de educar, mas é a única.
 Não se deixe pressionar pela ocasião, nem pelos mercados ou por uma sociedade de valores duvidosos. Faça o certo, ainda que exija um pouco mais de esforço e dedicação.

 Twitter: @Klaifer


https://br.linkedin.com/in/klai-ferreira-lider

https://www.facebook.com/liderefoco/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO NO ENSINO: A BUSCA DE UM DESEJO

A liderança de Jesus - Recrutamento e Seleção

Bem vindo ao Brasil do futuro!