Os Benefícios da Incompetência do líder

 Competência pode ser entendida como a capacidade de de realizar, alcançando os objetivos propostos, sendo necessário o famoso "C.H.A" (Conhecimento, Habilidade e Atitude). No entanto, com a evolução da sociedade, esses três atributos ficaram insuficientes, agora precisamos da "C.H.A.V.E" (Conhecimento, Habilidade, Atitude, Valor e Ética);
 Conhecimento: Saber;
 Habilidade: Saber fazer;
 Atitude: Estar disposto a fazer;
 Valor: Porque fazer;
 Ética: Como fazer;
 A revolução tecnológica está mudando o mundo à nossa volta, está mudando hábitos de consumo e a preocupação dos consumidores com Valores e Ética só está começando, pena que milhares de empresas por todo o mundo ainda não perceberam.
 Veja o caso da Samarco, as investigações estão dizendo que a alta gerência e diretoria sabiam que a barragem poderia estourar, mas acreditavam que a justiça brasileira não seria capaz de alcança-los, por isso não precisavam fazer nada. Eles tinha Conhecimento e Habilidade, mas faltou, segundo investigações a Atitude, Valor e Ética. Simples palavras em um texto, mas que na vida real destruiu cidades inteiras, rios e vidas, foram pelo menos 17 mortos e 1 desaparecido.
 Todos queremos acreditar que a competência sempre vai nos ajudar e trabalhar com alguém competente sempre nos trará benefícios, mas quando a incompetência pode nos trazer ganhos?
 Quando colocamos a pessoa errada no lugar errado.
 Quando elegemos um presidente ou um conselheiro para nossa companhia esperamos que seja competente para realizar o proposto, desejamos que atenda os stakeholders (partes interessadas). E se ele ou ela muda os projetos ao chegar à liderança da corporação desagradando à todos?
 Precisaremos torcer para estarmos todos errados e seus novos projetos serem melhores que os anteriores ou torcer para que o indivíduo não seja competente o suficiente para realizá-los.
 Vejam o caso da Venezuela, se o Maduro fosse competente em fazer tudo que diz que fará já teríamos começado uma guerra civil naquele país. O mesmo caso se passou no Brasil, se a Dilma fosse competente para fazer todas as loucuras que tentou, o maior país da América Latina já teria quebrado todos os bancos, principalmente os públicos.
 Com tantos pontos favoráveis e Lula (Luíz Inácio Lula da Silva) não conseguiu chegar nem perto de Juscelino Kubitschek, que sem recursos, sem a Petrobras e sem o BNDES fez muito mais pelo Brasil e pelos brasileiros.
 A incompetência na gestão de pessoas não permitiu que líder alemão, Hitler ganhasse a guerra e dominasse o mundo. O brilhante e competente professor de física Werner K. Heisenberg, para nossa sorte, foi incompetente para criar a bomba atômica, sendo de extrema ajuda para o mundo capitalista. Já o seu aluno Robert Oppenheimer nem tão competente em lecionar, foi competente em fabricá-la.
 O mundo tem sido ajudado pela incompetência há milhares de anos, quando estudamos a história vemos diversos momentos em que "ela" atuou. Pablo Escobar foi incompetente na gestão da imagem e de recursos. Os russos foram incompetentes na gestão bélica e de recursos naturais. Os africanos tem sido incompetentes na gestão de seus ativos e recursos minerais. Os americanos tem sido incompetentes na gestão da paz e do terrorismo, mesmo caso dos europeus. Os sul-americanos tem sido incompetentes na gestão dos recursos naturais e humano. Os asiáticos tem sido incompetentes na gestão de recursos humanos e ativos intangíveis.
 Por fim, todos queremos trabalhar com pessoas competentes, desejamos contratar funcionários competentes, mas se contratarmos a pessoa errada ou se colocarmos a pessoa certa no lugar e hora errada, tudo que desejaremos é que ela seja incompetente.
 Jesus falou sobre isso quando falava de Judas:
 "Não fui eu que os escolhi, os Doze? Todavia, um de vocês é um diabo! "
João 6:70
 Judas era competente para muitas coisas, mas não para crer que o Reino de Deus não é nesse mundo, culminando na traição de Cristo, nisso ele foi muito competente, pensando que Ele se revelaria e tomaria seu povo da escravidão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO NO ENSINO: A BUSCA DE UM DESEJO

A liderança de Jesus - Recrutamento e Seleção

Bem vindo ao Brasil do futuro!