Trabalho em equipe


 Integrando equipes.

  Todos os integrantes da equipe devem estar ligados aos projetos. Ficou para trás o tempo de tomar todas as decisões sozinho e dar as ordens para o restante do time.
 Sua equipe deve ser capaz de tomar decisões importantes sozinha, e delegar essas decisões é a sua parte  para motivá-los, muito mais do que dinheiro.

 Outro aspecto importante é falar quando as pessoas estiverem fazendo a coisa certa, pois quando estão fazendo algo errado, tem um monte de gente para fazer isso. Seja criativo ao reconhecer os bons frutos gerados pelo seu time, identifique se a pessoa é tímida ou se é mais extrovertida, para reconhecer em público preferencialmente, mas há pessoas que não ficam a vontade quando expostas.

 Boas perguntas para fazer aos seus liderados:

·          Qual é a missão de nossa linha de produto?

 As pessoas darão importancia as coisas certas quando conhecerem a missão da empresa, o propósito de estarem trabalhando em determinado projeto.
 Seus colaboradores ficarão mais motivadas se entenderem o objetivo de seus esforços.

 Um engenheiro civil fez a seguinte pergunta aos pedreiros da obra:
 O que você faz no seu trabalho? E um deles respondeu:

 - Eu faço a massa para o pedreiro. O outro disse:

 - Controlo a entrada e saída de materiais, disse o almoxarife. Um terceiro falou:

 - Levanto paredes. Até que um dos funcionários disse:

 - Todas essas coisas são tarefas de nosso escopo de trabalho, nossa missão é constrir o sonho da casa própria.

 Saber pelo que o cliente está pagando fará toda a diferença para quem deseja superar as expectativas. A missão da empresa não pode ser baseada em objetivos financeiros, que mudam a cada trimestre, mas uma missão que motiva as pessoas é baseada em valores, e deve fazer parte da filosofia da companhia.

·           Nossa principal atividade no mercado que atuamos?

 Qual é o carro chefe da linha que você trabalha?
 Onde podemos otimizar recursos e reduzir despesas?

 Os clientes precisam e o mercado exige entrega, seja do que for, sua linha de produto vive de entregas.                                                                        
 Entregar o projeto, a obra, a casa, a rodovia, o filho à mãe que espera, a excelência no serviço ao cliente. Não importam os motivos da existência da linha de produto, se não houver entrega não faz sentido.

 Para que seu time entregue, ou melhor se entregue de corpo e alma nas realizações das tarefas diárias, trabalhar em equipe, sentir-se valorizado e reconhecido é fundamental e ninguém mais pode fazer isso se não o líder.
 Jesus Cristo foi o maior mestre em liderança que já pisou nessa terra. Quando seus opositores tentavam contra seus liderados ela os defendia. Quando em Mateus 9:14 os discípulos de João Batista questionou por que os discípulos de Jesus não jejuavam, Ele foi em favor deles para os defender. No capítulo 10 do mesmo livro os orienta antes de determinar a tarefa e no 11, dá o exemplo quando sai a ensinar e pregar o evangelho do Reino de Deus, sua missão. No capítulo 12, já com os discipúlos novamente, eles com fome colhem milhos em um sábado e são duramente recriminados pelos fariseus e Jesus usa um exemplo de Davi  (procedimento interno da religião).
 Jesus falava em parábolas às multidões,mas esclarecia tudo aos liderados, em particular, mesmo sabendo que tinha em sua equipe um traidor, que só esperava a hora para o entregar.
 Dos 12 discípulos, separou 3 deles (Pedro, Tiago e seu irmão João – Este era o discípulo que Jesus amava, talvez por ser o mais dócil e paciente com os erros alheios) para momentos mais particulares e ensinamentos direcionados à liderança, e mesmo quando Pedro, um dos 3 o negou (pediu demissão), Jesus investiu em sua carreira de pastor, pois havia investido 3 anos e meio treinando esse colaborador para liderar os demais, e sabia que era o mais determinado e capacitado, apesar dos defeitos comuns aos seres humanos.
 Não desista dos seus líderes, não desperdice seu tempo treinando quem não poderá liderar, mas também não economize com os potenciais identificados em sua equipe.
 Como líder, sua principal tarefa é reconhecer, valorizar, dar condições de trabalho, dar retorno (feed back) e motivar. Ser justo com sua equipe é o mínimo que se espera. Lealdade e confidencialidade fecham o pacote da liderança moderna.

 Twitter: @Klaifer



https://br.linkedin.com/in/klai-ferreira-lider


https://www.facebook.com/liderefoco/

Postagens mais visitadas deste blog

PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO NO ENSINO: A BUSCA DE UM DESEJO

A liderança de Jesus - Recrutamento e Seleção

Bem vindo ao Brasil do futuro!