A paciência precede a experiência

Tudo que é produzido nessa terra necessita de matérias-primas para existir, porém saber quais são, não fez do físico alemão Werner K. Heisenberg, o criador da bomba atômica, pois muito mais que insumos, carecemos de técnicas, métodos e muitos outros recurso. Para produzir a esperança não seria diferente, apenas os ingredientes não é suficiente, mas sem eles também não conseguiremos.
 O escritor da carta aos Romanos nos dá a fórmula da esperança no capítulo 5; mas será que estamos dispostos a investir nosso tempo e energia nessa produção?"... nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança." Rm 5:3-4
 Como assim “nos gloriamos nas tribulações, no sofrimento, na aflição, na adversidade.”?
 Alegrar-se nas dificuldades não parece masoquismo?
 Pode até parecer loucura, mas até Jesus nos disse para alegrarmo-nos quando formos perseguidos por causa da justiça. Então tem um mistério nesse ingrediente do sofrimento, quando conhecemos o seu propósito, ficamos felizes com a sua chegada, pois ele é o produtor de outro ingrediente fundamental para o resultado final: A paciência.
 "sabendo que a tribulação produz a paciência"
 A adversidade produz a perseverança, a constância, a tenacidade, a paciência.
 Uma alma sem paciência é uma alma agitada, perdida, sem direção, que por pouca coisa bota tudo a perder. Vive reclamando de tudo e de todos.
 Se a esposa demora um pouquinho mais para se arrumar, já saem de casa brigados, de tanto que o cidadão reclama, esperneia, grita e tudo isso a troco de nada, simplesmente pura falta de paciência. Sem ela a mãe espanca o filho que se sujou tentando fazer um bolinho de lama, com a água que pegou na geladeira e a terra dos vasinhos de planta.
 Na vossa paciência possuí as vossas almas.” Lc 21:19
 Sem paciência para esperar as coisas acontecerem não chegaremos a ter experiência.
 * Texto retirado do livro "Como produzir esperança" (Klai Ferreira)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO NO ENSINO: A BUSCA DE UM DESEJO

A liderança de Jesus - Recrutamento e Seleção

Bem vindo ao Brasil do futuro!