Quanto vale um líder?

Já dizia o líder John D. Rockefeller:
 “A habilidade de lidar com pessoas é uma mercadoria possível de ser comprada, como açúcar ou café, mas pago mais por ela do que por qualquer outra coisa na terra.”

 Qual seria a habilidade tão valorizada por este homem que revolucionou o setor de petróleo e definiu a estrutura moderna da filantropia. Sem dúvida essa virtude, de valorizar os seus líderes, contribuiu para tornar-se o homem mais rico do mundo e o primero americano a ter mais de um Bilhão de dólares.
 Estaria ele disposto a pagar tal quantia ao líder opressor que espreme a equipe como a maquina de moer cana? Que retira o caldo, mas a cana vira um bagaço.
 Produzir rejeito não é o propósito da liderança, precisamos de resultados duradouros, que produzam riquezas ao longo do tempo e torne as pessoas melhores. Almejamos por líderes que tenham visão e a capacidade de transmiti-las, que consiga adeptos aos seus ideais.
 Seja por sua eloquência verbal ou por suas atitudes de liderança, o líder precisa transmitir a mensagem com vigor e confiança, e seus receptores vão interioriza-las como se fossem seus próprios pensamentos e sentimentos. O líder que conhece as linhas de frente do seu negócio, mas atua em áreas executivas tem esse poder mais facilmente do que os teóricos, pois não tem apenas opiniões e sugestões fictícias, mas experiências e convicções. Tem argumentação e históricos que farão a diferença no embate das ideias.
 Resiliência é a característica mais importante em momentos decisivos em sua liderança. Não desista de lutar por aquilo que acredita, seu time depende de você para ir ao próximo estágio e nem sempre compreenderão sua visão do negocio, mas o líder não pode desistir de seu time, precisa encontrar meios de levar a equipe para sua visão. Claro que nem todos poderemos ser um atleta de altíssimo nível ou um cantor de sucesso internacional, mas para quase todas as outras coisas somos todos capazes.
 Como líder, espera-se que as decisões mais difíceis sejam tomadas por você, isso não significa que toda a equipe ficará satisfeita, mas não é essa a nossa missão, porém deve haver harmonia e produtividade. Um líder sem opinião própria está fadado ao fracasso. Seja firme em suas decisões, até que lhe provem o contrário e mude se for a melhor coisa a ser feita, mas não fique sem tomar uma decisão por medo de errar.

 Twitter: @Klaifer


https://br.linkedin.com/in/klai-ferreira-lider

https://www.facebook.com/liderefoco/




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO NO ENSINO: A BUSCA DE UM DESEJO

A liderança de Jesus - Crescimento

A liderança de Jesus - Recrutamento e Seleção