Princípios da liderança



 Ser um líder não é mandar nas pessoas

pressionar, exigir, bater na mesa, gritar, gerenciar projetos ou operações, achar erros, punir.

 Liderar, é muito mais que isso.

 É relacionar-se com as pessoas, ouvir, dar oportunidades, interagir, criar ambientes criativos, melhorar a vida dos indivíduos.

 Você precisa influenciar a filosofia, os pensamentos, comportamentos e as atitudes de sua equipe. Lançar fundamentos profundos e firmes e fazê-los interiorizar a missão da instituição em harmonia com suas funções e tarefas do dia-a-dia.
 Enquanto sua equipe não confiar em você, ela não vai seguir suas ideias, pode até obedecer sua autoridade e executar as tarefas, mas não segui-lo. Em contrapartida você estará perdido, sem uma equipe em quem possa confiar. E a maior causa dessa falta de confiança é o seu desejo de impor suas vontades e sua autoridade a qualquer custo.
 Onde não há espaço para o pensamento livre e o debate de ideias a liderança não prospera e a ditadura impera.
Quando o líder se esquece disso e para de ajudar as pessoas a alcançarem o seu melhor, tudo sai do curso normal, há atrasos nos objetivos e nos projetos e a insatisfação chegará ao cliente.
 Use a empatia a seu favor, se coloque no lugar do outro e verá os projetos saírem do papel.
 Quando o líder envolve sua equipe desde o início dos projetos, as chances que dê tudo certo é muitas vezes maior que os demais, por um simples motivo, cada membro sente-se responsável por aquilo que ajudaram a criar.
 Essa atitude criará reflexos em seus liderados, pois as pessoas são muito mais perceptivas do que pensamos e não abandonam facilmente suas verdades.
 Quando sentem-se ignoradas, logo perdem a fé no líder, e sem ela é impossível que seus liderados sejam leais. Quando podem contribuir com ideias e sugestões as pessoas são mais propensas a lealdade.
 Não use da força ou do poder do seu cargo para conseguir o que deseja das pessoas, você é melhor do que isso. Negocie, converse, convença ou mude de ideia, quem disse que as melhores ideias devem vir de você?
 Mudar é ser inteligente, cerque-se de pessoas tão competentes quanto você e as crises passarão longe de sua mesa.
 O líder precisa valorizar as pessoas, dar a elas a sensação de realização no fim do dia.
 Um time motivado e valorizado interage melhor e as ideias fluem em direção as soluções desejadas.
 Sempre que possível dê feedback aos seus colaboradores e elogie a qualquer evolução de comportamento e mínimas melhorias apresentadas, isso os motivará a fazerem mais e melhor.

Liderar é expor o que as pessoas tem de melhor."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO NO ENSINO: A BUSCA DE UM DESEJO

A liderança de Jesus - Crescimento

A liderança de Jesus - Recrutamento e Seleção