O culpado

 - Quem é o gerente dessa obra? A materia prima não chegou e preciso encontrar o culpado!

 Essas foram as palavras do diretor da empresa, sobre um atraso na entrega de material que causou o atraso de uma semana na entrega.
 Dos líderes que ouviram isso, apenas um questionou.
 Dizendo que encontrar o culpado não resolveria o problema e que o foco não pode ser no que está errado, mas como vamos  atingir os objetivos propostos pela empresa. O diretor não gostou do que ouviu.
 - Precisamos punir as pessoas que estão errando, isso aqui não é instituição de caridade, precisamos dar lucros e os erros estão ruindo nossas finanças.
 Todos concordarmos que os erros precisam ser tratados, não necessariamente punindo as pessoas, pois quem não faz nada não erra, só erra quem trabalha e o colaborador é apenas a ponta da lança e muitas vezes o problema está no ferreiro que deveria ter amolado as lanças e não o fez. Ou quem sabe na equipe de logística que não observou a maneira adequada de transportar a ferramenta e esta chegou ao destino danificada.

 Muitas são as etapas de um projeto para procurarmos o culpado antes de resolver o problema e colocar a máquina pra rodar, e o que é pior, encontrar o culpado não resolve o problema, encontrar a causa raíz do problema pode ser o início da solução, mas sem a estratégia correta  e um plano de ação bem elaborado o problema voltará em breve a atormentar seus clientes e a atrasar seus projetos.
 Focalizar no erro é muita mesquinharia e falta de visão. Precisamos de líderes que nos levem a lugares mais altos, a soluções duradouras sem tirar os olhos da meta.
 De nada adianta fazer um projeto que vai gerar 11.233 MW de energia elétrica se vamos ter que matar várias famílilas, empurrar os indígenas para as favelas dos grandes centros, acabar com uma floresta inteira e todas as vidas presentes nela, para no final de tudo gerar efetivamente 40% da capacidade instalada. Se instalasse um parque eólico no mesmo espaço da usina  516 km², ou com os R$ 26.000.000.000,00 (26 Bilhões) fossem dados subsídios para que os moradores de áreas remotas ou não para instalarem sistemas de energia solar (Energia fotovoltaica) quantos impactos poderiam ser evitados na vida de todas essas pessoas e das nossas que vamos perder mais um pouco da floresta, do governo com atrasos e protestos pedindo para não construir a Usina Belo Monte, da natureza que sofre cada vez mais com o desrespeito de quem deveria zelar por ela.

 O erro sempre vai existir, precisamos trabalhar para evitá-los e ter humildade suficiente para admitir quando erramos. Força, empenho e dedicação para encontrar e aplicar a melhor ideia, e isso não se faz procurando “o culpado”.

 "Errar é humano. Botar a culpa nos outros também."
                                                                           Millôr Fernandes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO NO ENSINO: A BUSCA DE UM DESEJO

A liderança de Jesus - Recrutamento e Seleção

Bem vindo ao Brasil do futuro!