O Alvo

    Jonas recebeu a mensagem de Deus, reconheceu quem e enviara, porém decidiu desobedecer e fugir na direção contrária.

 Na leitura do texto (Jn 1:1 - 3) fica evidente que ele entendeu o que lhe foi solicitado, mas tomou a decisão de seguiu para outra direção. Fez sua escolha, estava determinado.
 Foi para o porto de Jope e entou na embarcação com destino a Espanha, o local mais distante que poderia ir, de barco, de Jerusalém. Desceu para os porões do barco e dormiu, um sono pesado. Não parecia foragido, nem se quer preocupado estava, até parece que não conhecia o próprio Deus que servia e o chamou para uma grande obra.
 Quando menos esperava, a embarcação foi surpreendida por uma violenta tempestade, mas nada parecia abalar o sono do nosso herói, que continuava a dormir um sono profundo, porém o capitão do barco, que nada tinha com Jonas, a mensagem ou com Deus, já estava a ponto de pular na água. Ele e seus marinheiros, já haviam jogado tudo que podiam na água, (Quando alguém desce até o porão para pegar mais alguma coisa e vê um sujeito dormindo um sono de bebê, volta imediatamente e chama o capitão) O capitão logo perguntou: - O que tens dorminhoco? Tá passando mal? Tem problemas mentais? Não vê que vamos afundar? Levanta-te e invoca o seu deus, se é que tem algum.
 Logo descobriram que todo aquele mal lhes sobreveio devido ao "dormente" que estava no porão, e por solicitação dele mesmo o lançaram no mar, logo a tempestade passou.
Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Fl 3:14.
 Pecar é errar o alvo!
 A desobediência de um homem levou sofrimento a muitos. 
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjJNgrtD-i-lOzTdV8h-DQJg1qZ7x7Hf-iFNs_6j3zYJxPt3PxF8Zr56Sa3N0RHdT1MvLaCFQ8VNuZgYvDnZO4lePJFAJXRSYdDWP8xu5Py5FksrIiCMvyzWmFcSmwPd2bXNHh4PYmwN-sg/s320/somente-um-dardo-bate-o-alvo-13915131.jpg A decisão de andar com alguém que estava no caminho contrário ao que Deus indicou, custou muito caro para o capitão e sua tripulação. Toda sua carga e mantimentos foram lançados ao mar até descobrirem o real motivo da provação.
 Você está no centro da vontade de Deus?
 E as pessoas com quem você tem feito aliança? As pessoas que andam com você, estão no caminho proposto pelo Eterno?
 Vivemos cada vez mais o auge antropocentrismo (O homem no centro do universo). Inclusive nas igrejas, que pegaram o "vinde como estás", mas não pregam o "que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito". Os hinos gravados pelos cantores gospel da atualidade só falam de ser feliz, meu querer, meus sonhos, coisa e tal. Nas pregações da prosperidade que distorcem a Palavra.

Qual seria o conselho do Mestre Jesus Cristo sobre isso?
 Ele deu exemplo em Mateus 26:42b Meu Pai, se este cálice não pode passar de mim sem eu o beber, faça-se a tua vontade.
 Jonas queria fazer a própria vontade e nós não somos diferentes, mas precisamos estar no centro da vontade de Deus, e a vontade d'Ele, muitas vezes será contrária a nossa, mas certamente o final é glorioso.
 Como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. l Co 2:9.
 Quando já estava no ventre do animal marinho, pensando ser uma punição para a morte, o profeta se arrependeu e clamou, Deus ouviu a oração de Jonas das entranhas do peixe e o reconduziu ao caminho, demonstrando misercórdia mesmo para com os desobedientes.
 Em nossa vida secular, no trabalho, na igreja, em nossas casas, ou até mesmo no campo de futebol, os desobedientes e irresponsáveis precisam ser punidos.
 Nesse relato, considerado histórico pelos judeus e pelo Mestre, foi apenas um “cartão amarelo” utilizado por Deus para recolocar o profeta no caminho certo.
 Como líderes, temos deveres para com os nossos liderados e um dos principais é direcioná-los, alerta-los, quando tomam o caminho errado, se necessário for, puní-los. Sempre com amor e misericórdia, tal como nosso Pai Celestial, mostrando-lhes a saída e dando o recurso necessário para cumprir a missão. 

 Twitter: @Klaifer


https://br.linkedin.com/in/klai-ferreira-lider

https://www.facebook.com/liderefoco/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO NO ENSINO: A BUSCA DE UM DESEJO

A liderança de Jesus - Crescimento

A liderança de Jesus - Recrutamento e Seleção