Crise ou Oportunidade?

 Não há momento melhor para colocar sua criatividade em prática do que em tempos de crises.

 Seja do petróleo, do dólar, de financiamento imobiliário, crise na China, no Brasil, no Iraque. Seja ela econômica, hídrica, de carbono ou de quaisquer outros recursos.
 A única crise que não conseguimos tirar muitos proveitos, é a crise moral que o mundo vive atualmente. Lembro-me bem, quando na minha infância, meu velho pai, passando por alguma "crise financeira" me pedia para ir até a mercearia do "Bié" pegar alimentos, dizendo que ele pagaria até o fim de semana. Em todas as vezes, o dono da mercearia nos entregava o produto, nunca reclamou, em muitas vezes nem anotava, pois confiava que o cliente era honesto.
 Hoje posso afirmar, que o maior motivo para tantas crises é a CRISE MORAL. Se olhar profundamente para as crises, em qualquer parte do globo terreste, perceberá uma coisa em comum: Alguém tentou ser mais esperto que a maioria, seja para vender armas, máquinas, suplementos, informação, acesso, recursos naturais ou outros tesouros da atualizade.

Sem dúvida as crises são fontes inspiradoras de grandes ideias, mesmo as criadas pelo capitalismo selvagem. Em meio a tantas que já passamos, implementamos melhorias de processo, de procedimentos, diminuição de despesas desnecessárias, fusões de setores, de linhas de produto e até mesmo de empresas.

 Sempre na busca da tão sonhada Sinergia. Quando 1+1 # 2, e quatro cabeças comprometidas é melhor que um departamento inteiro sem visão.

 Para a geração "E" (Geração tecnológica, conectada) Jobs é o melhor modelo e o que mais deu certo, ao pensar diferente.
 Ao sair da multidão dos comuns, nem sempre o destaque é positivo, mas o aprendizado será para a vida toda.
 Quando Neemias decidiu reconstruir os muros de Jerusalém, só falou com o Rei Artaxerxes e sua esposa, com mais ninguém. Nem mesmo com as autoridades da cidade ele quis falar. Primeiro inspecionou as muralhas, para só então dizer as autoridades local que ele planejava reconstruí-las.
 Foi só anunciar o projeto para começar a ter opositores, mesmo sendo uma obra essencial para todos os moradores locais, alguns poucos riram. Parecia impossível, ninguém havia pensado nisso antes.
 A crise que parece crescer a cada dia, seja ela da água no Rio e São Paulo, de papel higiênico na Venezuela, de petróleo nos EUA, de dinheiro na Rússia, de políticos honestos no Brasil, é uma oportunidade ímpar para melhorar e criar novos mecanismos democráticos, políticos, ambientais e finenaceiros para garantir um futuro sustentável para o nosso planeta. E não estou falando de deixar um mundo melhor para os nossos filhos e netos, mas para nós mesmo.
 Nossa geração tem muito mais recursos que todas as anteriores, não podemos ficar reféns de governos desonestos e governantes despreparados. Essa juventude precisa participar de maneira mais contundente das reformas e projetos que afetam as populações, como a transposição do Rio São Francisco e as hidrelétricas na amazônia. (Sou contra ambos os projetos, penso que há outras fontes de energia mais limpa e muito mais abundante).
  Pense diferente e vamos vencer mais essas crises da atualidade.

Se tem gente chorando, venda lenços!!!

 Twitter: @Klaifer

https://br.linkedin.com/in/klai-ferreira-lider

https://www.facebook.com/liderefoco/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO NO ENSINO: A BUSCA DE UM DESEJO

A liderança de Jesus - Crescimento

A liderança de Jesus - Recrutamento e Seleção