Projeto Final

Quando o gestor falou com o analista sênior, todos perceberam que ele não aceitaria nada menos que a perfeição.
 - Esta planilha é definitiva? Pergunta o diretor.
 - Sim!? Geraldo o Analista responde meio que escabriado.

 - Não quero ter que reenviá-la novamente daqui a 90 dias! Disse Percival, o gestor.
 - Esse também era o meu desejo, Sr. Percival, só assim eu ficaria livre para fazer outras coisas, mas toda melhoria é bem vinda, caso os vendedores tenham sugestões, vamos atualizando.
 - E eu vou ficar enviando e-mail todas as vezes que você atualizar? Você acha que eu também não tenho o que fazer?
 - Se dá certo com o sistema operacional windows, por que seria diferente para nós?

Estamos na década de 1970. No trabalho, usamos máquinas de escrever. Se precisarmos copiar um documento, provavelmente usaremos um mimeógrafo ou papel carbono. Poucas pessoas ouviram falar de microcomputadores, mas dois jovens entusiastas do assunto, Bill Gates e Paul Allen, percebem que a computação pessoal é o caminho para o futuro.
Em 1975, Gates e Allen formam uma parceria chamada Microsoft. Como a maioria das start-ups, a Microsoft começa pequena, mas com uma grande visão - um computador em cada mesa de trabalho e em cada residência. Nos anos seguintes, a Microsoft começa a mudar o jeito como trabalhamos.
Fonte: http://windows.microsoft.com/pt-br/windows/history#T1=era0
 - Não trabalhamos na Microsoft e não ganhamos para ficar atualizando planilhas! Já aos gritos.
 - Quando as coisas chegam bem feitas economizamos tempo.
 Tempo é dinheiro!

 Ser perfeito não é para os humanos. Cometer erros e acertos faz parte de nossa história e do aprendizado. Querer a perfeição, por si só, já é um erro enorme.
 A busca pela perfeição é a raiz do nazismo, da caça às bruxas, do capitalismo selvagem e até mesmo das brigas entre casais.
 Buscamos um conjuge perfeito, mas nós mesmos também cometemos erros, enganos e equívocos.
 O papel do líder diante do erro é muito mais importante do que podemos imaginar. Em setores de contabilidade, financeiro, medicina, arbitrágem de futebol dentre muitas outras profissões, o erro é punido de forma exemplar e imediata, muitas vezes com exageros.
 No entanto em setores criativos como de jogadores de futebol, artísticos, música, ciência, artesanato e muitos outros, o erro pode ser até comemorado e aplaudido.
 Qual será a diferença? Não não seria tudo erro? E se o atacante perder o gol de cara com as redes? Ah, mas o  goleiro não pode errar na saída de bola, nem mesmo uma única vez.
 Thomas Edson, o dono de mais de 2300 patentes precisou retrabalhar mais de 2.000 vezes no desenvolvimento da lâmpada elétrica.
 Abraham Lincoln falhou em várias profissões e 7 candidaturas para presidente dos EUA, até ser eleito e hoje é considerado um dos maiores presidentes dos EUA de todos os tempos.
 Esses homens não são melhores do que nenhum de nós, simplesmente viam o erro, a falha, a derrota como mais uma maneira de como não fazer as coisas. 
 Quando observo a história da humanidade, vejo que errar não é o fim, é apenas uma oportunidade de melhorarmos.
 Nos falta humildade e paciência para aproveitar melhor as falhas e implementar as mudanças necessárias, que muitas vezes é de conceito ou de design.
 Quando Deus procurou por Adão e não o encontrou, o homem deu sua justificativa "estava nu" então Deus lhe perguntou: "Comestes do fruto? " 
 Adão responde: "A mulher que tu me destes....." E a mulher diz: "Foi a serpente....." Já a serpente não tinha a quem culpar.
 Jesus Cristo avisou ao discípulo Pedro que ele o negaria, e na ceia informou à todos que seria traído. Quando ressuscitou mandou chamar Pedro e o colocou para cuidar das ovelhas, já o traidor Judas não suportando seu próprio erro havia suicidado.
 Não fique se martirizando com seus erros, ao contrário, use-os para melhorar.
 Você líder, quando der de frente com um problema, não busque culpados, procure aprender com as falhas, e se for o caso, assumir que errou em algum momento, mesmo que na omissão.   
 Use o erro ao seu favor, crie planos de ação que elimine as etapas que falharam ou que contribuíram para a reação em cadeia que culminou na falha.
  Redefina os processos, reveja os procedimentos, trabalhe em equipe e tenha peciência para acertar o alvo!

 Twitter: @Klaifer


https://br.linkedin.com/in/klai-ferreira-lider

https://www.facebook.com/liderefoco/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO NO ENSINO: A BUSCA DE UM DESEJO

A liderança de Jesus - Crescimento

A liderança de Jesus - Recrutamento e Seleção