A Mula falou!

 A Bíblia conta uma história de uma mula que falou. Segundo o relato, quando o seu dono (Líder nesse caso) caminhava para cometer um erro que causaria sua decapitação pela espada de um anjo, a mula se recusou a prosseguir, salvando, momentaneamente, a vida de seu algoz. 
O líder, sem visão, não podendo avistar o perigo eminente, porém a sua (mula) liderada via o perigo claramente e se recusou a continuar por aquele caminho.
O condutor imediatamente iniciou uma seção de espancamento no animal. Estava com pressa para seu compromisso e seu meio de transporte - muitos chefes veem os subordinados como meio de transporte para outra empresa, escada para uma promoção ou obstáculo para o cargo pretendido – se recusava-se a continuar uma caminhada que a levaria a morte.
 Muitos trabalhadores morrem diariamente nas indústrias porque não param uma ação que evidentemente os conduzirão ao acidente, para não ter que bater de frente com o chefe e serem "espancados" verbal e moralmente.
 Percebendo que o seu líder ainda não avistara os riscos do caminho, e continuava a descer a porrada no quadrúpede sem pena, a mula falou.
 Por incrível que pareça, mesmo nos dias atuais, com tantas tecnologias e métodos de liderança e modernas técnicas de recursos humanos, muitos líderes agem como  esse condutor da mula.
 Não teem visão de longo prazo, e nem ouvem a opinião dos demais. Não se envolvem para encontrar soluções adequadas para os problemas, sendo a solução um novo problema no futuro, não se preocupam em fazer um gerenciamento da mudança, mas batem na equipe, quando novos problemas aparecem, gerados pela “solução” que ele mesmo apresentou meses atrás.
 Se o liderado se recusa a fazer algo, logo é punido, sem que o mesmo seja ouvido. Se o operacional fala com o "chefe" que algo está errado e poderá gerar um colapso no futuro, logo é taxado de pessimista, problemático, rebelde, diz logo que ele não sabe trabalhar em equipe, não está alinhado com as metas da empresa entre outros chavões, eliminando todas as opiniões contrárias às suas.
 O pessoal das áreas operacionais estão diretamente em contato com os clientes e em muitos casos podem antecipar tendências, se forem ouvidos, se os canais de comunicação estiverem abertos.
 Quando o seu liderado tentar lhe mostrar uma solução ou um problema, dê a ele a mesma atenção.  Ouvir os soldados que estão no fronte de batalha pode ser determinante para vencer a gerra. Não ouvi-los pode lhe custar caro, inclusive vidas.
 "É óbvio que aquele que não compreende os perigos inerentes das operações militares não está profundamente consciente da maneira de como tirar proveito disto.
 Assim, você deverá comandar suas tropas com civilidade e humanidade, para manter seus homens unidos; e com disciplina marcial, para mantê-los na linha. Isso garantirá a lealdade, e você será invencível."

 Liderar é explorar o melhor de cada um. - Klai Ferreira

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