A Mula falou!

Há na Bíblia uma história de uma mula que falou. Segundo o relato, quando o seu dono (Líder) caminhava para ter a cabeça decepada pela espada de um anjo, a mula se recusou a prosseguir.
O líder não conseguia ver o perigo, mas a liderada o via claramente e se recusou a continuar.
O condutor imediatamente iniciou uma seção de espancamento na mula, pois estava com pressa e o animal se recusava a continuar, não é de hoje que as mulas empacam.
Percebendo que o seu lider ainda não via os riscos do caminho a mula falou.

Muitos líderes agem conforme o condutor da mula. Se o liderado se recusa a fazer algo, logo é punido, sem que o mesmo seja ouvido. Se o operacional fala com o "chefe" que algo está errado e poderá gerar um colapso no futuro, logo é taxado de pessimista, problemático, rebelde, não sabe trabalhar em equipe, não está alinhado com as metas da empresa entre outros chavões.

O pessoal das áreas operacionais estão diretamente em contato com os clientes e em muitos casos podem antecipar tendências, se forem ouvidos, se os canais de comunicação estiverem abertos.

Quando o seu liderado tentar lhe mostrar uma solução ou um problema, dê a ele a mesma atenção. Ouvir os soldados que estão no fronte de batalha pode ser determinante para vencer a gerra.

"É óbvio que aquele que não compreende os perigos inerentes das operações militares não está profundamente consciente da maneira de como tirar proveito disto.


Assim, você deverá comandar suas tropas com civilidade e humanidade, para manter seus homens unidos; e com disciplina marcial, para mantê-los na linha. Isso garantirá a lealdade, e você será invencível."
 (Sun Tzu)

Liderar é explorar o melhor de cada pessoa. - Klai Ferreira




Postagens mais visitadas deste blog

PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO NO ENSINO: A BUSCA DE UM DESEJO

A liderança de Jesus - Crescimento

A liderança de Jesus - Recrutamento e Seleção