Soluções Agrícolas: Diversificar é a palavra!

 

ESTUDO DE CASO

 

 

No município de Macuco-RJ, a principal atividade econômica é a Pecuária Leiteira. No município encontra-se instalada a Cooperativa Regional Agropecuária de Macuco, segunda maior processadora de leite do estado. Desde 2005, Macuco abriga também uma unidade da CCA Laticínios, fabricante de leite de cabra em pó.

 

Empregando mais de 2 milhões de pessoas, a produção de leite tem grande importância não só na pecuária como no agronegócio brasileiro. E esses números são crescentes! Nos últimos 50 anos, a produção de leite vem crescendo e em 2021 deverá chegar a 35,8 bilhões de litros.

 

Com aproximadamente 23 milhões de cabeças, o Brasil possui um dos maiores rebanhos produtivos do mundo. Nós perdemos em quantidade apenas para a Índia. No que diz respeito ao gado de leite ficamos em 4º lugar como o maior produtor. Mas, como em toda cadeia de produção, o pecuarista de leite enfrenta desafios diários para manter a produtividade do rebanho.

 

Entre os maiores desafios atuais para o produtor de leite, podemos citar:

 

Ø  Alto custo dos insumos relacionados à alimentação, como soja e milho;

Ø  Elevação no preço de aquisição de matrizes, devido à alta no preço da carne bovina;

Ø  Redução na oferta de pastagens, devido à seca;

Ø  IN 51 aumenta exigência na qualidade e higiene do leite, impedindo a comercialização por produtores que não consigam obter a contagem máxima de CBT e CCS permitida.

 

Diante deste cenário e a partir do que aprendeu nesta UC, aponte ações que podem ser tomadas pelos empresários rurais deste ramo para superar estes desafios.

 


 Realmente o produtor rural tem desafios gigantescos, ainda mais que poucos são os incentivos estatais ao contrário de outras nações, diante disso precisamos ser mais criativos e errar menos, por certo a nossa maior vantagem é o clima, na maior parte do ano amigável à produção e por ser um país continental temos todos os tipos agricultáveis, praticamente.

 Particularmente sobre a IN 51, vejo como necessário a criação desta, mas a implantação que não foi bem sucedida, já que leite de qualidade, todos queremos, porém há que se impor metas atingíveis. Não pode ser do tipo “não temos meta, mas se atinger a gente dobra a meta” e tão pouco subir a régua onde o “céu é o limite”, como fizeram. Em países como os Estados Unidos, as metas foram sendo elevadas a medida que os produtores conseguiam atingí-las, até chegar no nível aceitável.

 Recentemente no Brasil os requisitos mínimos de CBT e CCS determinados pela IN 62/2011, a partir de julho/2014, está prevista uma redução dos limites” disse o Prof. Marcos Veiga dos Santos do Laboratório de Pesquisa em Qualidade do Leite/FMVZ-USP.

 Aprendi com um italiano, dono da Queop´s e da fábrica de macarrão em Baixa Grande/Campos/RJ, dizia ele, “não coloque todos os ovos no mesmo cesto”, em conversa com seus filhos, administradores da empresa, ouvi e quero utilizar em minha vida. Então faria a seguinte sugestão para os problemas citados, já que o mercado oscila o tempo todo, porém meus recursos são limitados.

 Seguem as minhas respostas:

Ø  Alto custo dos insumos relacionados à alimentação, como soja e milho;

1º - Pesquisa de preços dos últimos 5 ou 10 anos e identificar o melhor período para a compra (meses ou semanas).

2º- Desenvolver alternativas na propriedade, ainda que não supra totalmente a demanda nos períodos mais severos ou nutritivamente.

Ø  Elevação no preço de aquisição de matrizes, devido à alta no preço da carne bovina;

1º - Investimento em sêmem de qualidade, pensando no médio prazo.

 2 - Diversificação de clientes e novos mercados.

Ø  Redução na oferta de pastagens, devido à seca;

1º - Venda de animais antes da seca (planejamento).

2º - Diversificação na produção com animais menores como cabras, ovelhas, porcos e galinhas para ovos ou abate.

3º - Armazenar insumos que notoriamente sobem por especulação na estação seca.

4º - Agregar valor ao produto (Leite).

5º - Buscar novos mercados, por exemplo: Pessoas que desejam leite "in natura" que até pagaria mais por isso.

Enfim, somente conhecendo melhor o negócio e objetivos do produtor rural, maior interessado, que podemos afirmar se o plano A, B ou C vai funcionar, mas não podemos deixar de pensar em melhoria contínua, qualidade e criatividade.

 

 Vocabulários:

CCS: Contagem de Células Somáticas

CBT: Contagem Bacteriana Total 

 

Fonte:

https://www.milkpoint.com.br/colunas/marco-veiga-dos-santos/padroes-minimos-de-qualidade-do-leite-e-necessaria-uma-nova-revisao-da-in-62-205597n.aspx (15/06/2021 - 19:00)

 

 

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO NO ENSINO: A BUSCA DE UM DESEJO

A liderança de Jesus - Crescimento

A liderança de Jesus - Recrutamento e Seleção