OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E SUA IMPORTÂNCIA PARA ATUALIDADE E O CRISTIANISMO ANTIGO

 O mundo já foi dominado pela força bélica, pelos proprietários de grandes extensões de terras (latifúndios), pelos industriários e por fim o capital ($), mas em meados dos anos 50 uma revolução acontecia em algumas garagens americanas, jovens universitários investiam seu horário de lazer na criação de sistemas computacionais e posteriormente na popularização da internet, então entramos na chamada “era do conhecimento”, onde ser & saber é mais importante que ter (coisas).

 Paulo de Tarso já trabalhava com o método de ensino à distância (EaD em Português), e obteve sucesso tamanho que o cristianismo é a maior religião do mundo há séculos, mas em meio a tanto sucesso dos ensinos do Apóstolo, não se pode dizer que alcançou sucesso na disseminação de suas práticas, tendo claro que Cristo é o modelo do apóstolo e de seus seguidores.

 Quem o missionário e apóstolo Paulo pregava como único salvador e a única interface entre o homem e Deus?

 Pedro? José? Moisés? Maria? os anjos? Não.

 O Apóstolo Pedro parafraseou o salmista ao dizer que

 "A pedra que os edificadores rejeitaram, foi posta como pedra angular" (Salmos, 118:22). 

"À medida que se aproximam dele, a pedra viva — rejeitada pelos homens, mas escolhida por Deus e preciosa para ele — vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo." 1 Pedro 2:4,5

 Não menção ou incentivo à orações aos anjos ou quaisquer outras entidas meteriais ou espirituais, então como isso é um dogma em muitas igrejas e grupos cristãos? Certamente a informação foi deturpada ao longo dos anos e a medida que alguém inseria um pequeno erro ou ponto de vista equivocado nesses mais de 2.000 anos. Uma informação errada pode te levar para outros caminhos sem que você saiba.



Acredito que um dos maiores desafios do EaD é transmitir conhecimentos práticos, veja o caso do apóstolo Paulo e os escândalos nas igrejas, recentemente os ortodoxos também tiveram problemas com a pedofilia. Na teoria todo mundo é cristão, mas na prática não. A vida real desses caras não expressa a vida de Cristo. São líderes "cristãos" cada vez mais ricos, contrariando tudo que Jesus disse ao jovem rico no caminho de Jerusalém, parafraseando-o disse que não adianta cumprir todos os mandamentos (ser um religioso) se seu coração, sua alma e seus objetivos são apenas enriquecer. Parece que vivem sob a frase dele que diz: "Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço." Romanos 7:19

O desafio do ensino à distância ainda afeta os estudantes atuais, seja em quaisquer níveis. Algumas coisas podem ser ensinadas através de vídeos e tutoriais, recentemente fiz um pão italiano assistindo a receita em um canal de vídeos na internet. O pão ficou bom, mas nem tudo pode ser feito assim.

 Para nossa geração EaD não é diferente, há conhecimentos teóricos de física, química e botânica no tratamento de resíduos sólidos, mas com o avanço da tecnologia das embalagens e maior cobrança dos consumidores por empresas mais ecológicas há uma crescente demanda por práticas ecologicamente corretas e sustentáveis e como cidadãos temos o dever de aplicar esses conceitos aprendidos para que virem práticas ecológicas em nosso país e no mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO NO ENSINO: A BUSCA DE UM DESEJO

A liderança de Jesus - Crescimento

A liderança de Jesus - Recrutamento e Seleção