Contrata-se Engenheiros

 A engenharia nos trouxe tudo que a modernidade oferece, desde a eletricidade até o GPS e seu celular ultramoderno. Isso fez os cursos de engenharia de todas as faculdades serem os mais procurados de todos os tempos.
 Governos do mundo todo fizeram grandes esforços para multiplicar as ofertas de cursos de engenharias, e a oferta de opções também multiplicaram, se nos anos 70 eram restritas às engenharias elétricas e mecânicas, enquanto que hoje há engenharia até de alimentos, florestal e outras muito mais específicas. No programa do governo brasileiro chamado SISU, a área de engenharia é uma vedete, ficando entre os 3 cursos mais concorridos.
 Se uma indústria precisa de um gestor a primeira opção é pelo engenheiro, atualmente mais de 60% dos presidentes das maiores companhias no mundo são formados em engenharia, isso leva-nos a acreditar que elas estão corretas, já que são as maiores do mundo e seus principais líderes são engenheiros.
 Por quê as igrejas não contratam engenheiros para cuidar de seus membros? Em um momento em que as igrejas estão se transformando cada vez mais em empresas, com gestão profissional e altos sal´rios e metas corporativas de novos membros e financeiros. Estariam as igrejas atrasadas nesse quesito ou para liderar os recursos humanos não precisamos de engenheiros, mas de pessoas capacitadas em cuidar de pessoas?
 Quem está gerenciando os recursos mais importantes das empresas?
 Não estou falando da tesouraria e nem das ações nas bolsas de valores, mas falo dos recursos humanos. O famoso RH só cuida da papelada e dos benefícios, quando o colaborador tem um problema real eles não resolvem, mas mandam para o gestor.
 Estudei engenharia em uma das escolas mais respeitadas do Brasil, a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e posso afirmar com conhecimento de causa que os engenheiros brasileiros, em geral, são muito bons em cálculo e também são criativos, mas tem coisas que não podem fazer, pois lhes faltam treinamentos e visão do que as empresas esperam deles: Liderança e gerenciamento de recursos humanos.
 Minha experiência na indústria mostrou-me que 90% de nossos engenheiros não estão prontos para liderar pessoas, pelo simples fato de não serem ensinados a liderarem nem a si mesmos.
 Essa gestão das pessoas nas mão de quem só estudou máquinas está criando gerações de pessoas doentes, não só a massa do "chão de fábrica", mas os próprios gestores estão estressados, sedentários, obesos e envelhecendo precocemente.
 Você levaria o seu carro para fazer manutenção em  uma padaria?
 Por que não? Entendi! Padaria faz pão e não entendem de carro. Perfeito!
 Então por que entregar pessoas para serem cuidadas por quem só estudou máquinas, circuitos elétricos e cálculos?
 Já fiz inúmeras contratações e sempre tive o cuidado de alocar a pessoas certa no lugar certo.

"O verdadeiro método, quando se tem homens sob as nossas ordens, consiste em utilizar o avaro e o tolo, o sábio e o corajoso, e em dar a cada um a responsabilidade adequada."

 Sun Tzu

 Twitter: @Klaifer


https://br.linkedin.com/in/klai-ferreira-lider

https://www.facebook.com/liderefoco/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO NO ENSINO: A BUSCA DE UM DESEJO

A liderança de Jesus - Recrutamento e Seleção

Bem vindo ao Brasil do futuro!