Liderança: Jobs x Gates





 Quem foi o melhor líder? 

 Nascidos em 1955, com estilos de vida e liderança muito diferentes. Ambos fizeram grandes revoluções no mundo e na informática. Talvez nem soubessem que estavam prestes a entrar para a história como os “pais” da Geração E. No mundo atual é praticamente impossível viver sem as tecnologias e seus recursos, muitas fortunas nem existiriam se esses dois caras não tivessem entrado de cabeça em seus sonhos ou se não tivessem sido capazes de gerenciá-los.
 Ter uma grande ideia nem sempre significa ter um negócio lucrativo e longevo. Muitos jovens tem boas ideias, mas na hora de implementar ou de gerenciar o negócio e a equipe, falham e o negócio que parecia ser lucrativo, coleciona meses de prejuízos e insatisfação pessoal e profissional. Ter uma excelente ideia e não estar preparado para gerenciá-la é frustração na certa.
 Enquanto Jobs montava sua equipe cada vez mais dependente de si mesmo, não podendo nem férias tirar que o negócio parava. Gates montou equipes independentes, que em pouco tempo já trabalhava e desenvolvia projetos sem a intervenção do líder. Talvez o perfeccionismo e querer tudo do “seu” jeito, foi um gargalo para os negócios de Jobs.
Sempre que pensava em se retirar um pouco da empresa as ações caíam e ele desistia da ideia, enquanto que Gates já tinha outros líderes, tão capazes quanto ele para tocar o negócio. Ele agora poderia se dedicar ao que realmente gostava de fazer, que é filantropia e divertir-se com sua família.
 Negócios parecidos e prósperos, mas cada um a seu modo, gerenciavam suas equipes e fez toda diferença nos momentos de felicidade, alegria e lazer que cada um teve. Esses momentos pouco valorizados por Jobs, mas valorizadíssimos por Gates pode ter feito toda diferença no tempo de vida deles sobre essa terra. Jobs consumido por um câncer, ainda trabalhava até a véspera da morte, neste momento Gates curtia sua família em algum ponto do mundo e fazia filantropia.
 Jobs foi substituído por Cook e a empresa continua a existir e fazer seus lançamentos. São perfeitos? Não sei, mas com certeza não vai parar porque ele morreu. A ciência já pode afirmar que o stress e a solidão são fortes fatores para a depressão e o câncer.
 Quem foi o melhor líder não posso afirmar, já que não trabalhei com nenhum dos dois, mas de uma coisa temos certeza, Gates está vivo enquanto que Jobs morreu de câncer.
 Se quando você sai de férias as pessoas continuam te ligando, ou quando troca de emprego o pessoal da antiga empresa liga diariamente para tirar dúvidas, se você não consegue se desligar um único final de semana, algo há de errado com seu gerenciamento e liderança.
 Liderar não é estar o tempo todo conectado ao trabalho e as coisas, mas conectar-se com quem realmente importa e que sentirá sua falta quando já não estiver pisando nessa terra. Pense em sua família, seus pais, seus filhos, seus amigos e parentes. Viaje mais, tire um dia de folga, chegue atrasado na segunda feira, por que brincou com seu filho no domingo até tarde da noite na praia, mas viva enquanto pode fazer isso. Só o que sabemos é que vamos morrer, então aproveite a vida.

 Liderar é tirar o melhor de cada um – Klai Ferreira

 Twitter: @Klaifer


https://br.linkedin.com/in/klai-ferreira-lider

https://www.facebook.com/liderefoco/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO NO ENSINO: A BUSCA DE UM DESEJO

A liderança de Jesus - Recrutamento e Seleção

Bem vindo ao Brasil do futuro!