Lava Jato e Crise financeira no Brasil

  Quando a crise começou?

 Não é fácil identificar, mas a operação da Polícia Federal intitulada de Lava-jato, com certeza foi a faísca que acendeu o estopim;
 Havia uma perspectiva de retração na economia brasileira para 2015, podendo o PIB (produto interno bruto) ficar até 1 ponto percentual menor que em 2014, mas com os desdobramentos da investigação policial sobre as obras no Brasil todo e o plano de previdência da estatal, construção de Angra 3 e muitas outras já cobertas pela mídia. O que era para ser apenas uma "marolinha" virou um tsunami.
 A economia estava controlada, o desemprego dentro dos índices normais até que.... Em agosto de 2014, após ser preso pela segunda vez, Paulo Roberto Costa aceitou colaborar com as investigações em troca de redução da pena. Afirmou que ele e outros diretores da Petrobras cobravam propina e repassavam o dinheiro a políticos. O "vazamento" dessas informações da investigação na Petrobras e comprovadamente os desvios de verbas por políticos do governo Lula, Dilma e FHC, já fizeram os investidores ficar com a orelha em pé. Para piorar o presidente do senado Renan Calheiros e o recém eleito presidente da câmara dos deputados Eduardo Cunha também estão envolvidos em delações premiadas;

  A então presidente da estatal (Graça Foster) cancela contratos suspeitos e suspende os pagamentos de muitas outras empresas que "prestavam serviço" sem contrato formal.
  As grandes obras que o governo realizava em todo o país, continuam, mas em ritmo muito lento, demitem trabalhadores, enquanto que outras param de uma hora para outra;
  As construtoras (Odebrecht, Andrade Gutierrez, OAS, Camargo Corrêa, Queiroz Galvão, Galvão Engenharia, Mendes Júnior, Engevix, UTC - Fonte: http://arte.folha.uol.com.br/poder/operacao-lava-jato/#capitulo8) envolvidas na investigação da Petrobras, que venceram 90% das obras do governo federal - liderado pelo PT/PMDB/PP, ficam sem dinheiro para continuar com as obras e demitem.
Com medo de ser demitido, mesmo os trabalhadores que nada tem a ver com essas empresas, param de comprar e diminuem suas despesas. Ninguém tem coragem de adquirir um carro novo e suas prestações e consequentemente as MONTADORAS ficam com os pátios cheios;
  A gasolina sobe, piorando os índices de inflação, as montadoras sem vender nada, começam a demitir;
 O temor de mais demissões inibe mais ainda novas compras.
  A lava jato continua e a Petrobras cancela R$ 90 milhões em investimentos; Seus fornecedores de serviços demitem um pouco mais. O medo de ser demitido assombra os brasileiros, e não trocam os móveis de casa, diminuem suas compras de supermercados, param de viajar, cancelam a reforma da casa e cortam tudo que podem;
  A construção civil demite mais de 1 milhão de trabalhadores;
  As contratadas da Petrobras demitem mais gente.
  O capital estrangeiro que fomentava a economia brasileira, ao perceber que a corrupção está entranhada em todas as esferas do governo para de vir para o Brasil e procura portos mais seguros e estáveis.

 O efeito cascata é o culpado pela crise, enquanto que o desemprego chega perto de 10%.
 O governo e as instituições são os culpados pela institucionalização da corrupção que toma conta de todas as esferas desse país. Quando a corrupção for tratada como crime hediondo que é, e os envolvidos receberem penas compatíveis com os estragos que causam, haverá quem queira investir nesse país, pois agora só há especuladores.
  A presidenta Dilma vai na ONU e diz que a crise que abateu o mundo em 2008, só chegou ao Brasil agora, a retardada pensa que a crise mundial foi tão lenta quanto ela, até a Grécia que está oficialmente falida cresce mais que o Brasil.

  Mostrou que não quer tratar o assunto corrupção de forma séria e consequentemente o dólar sobe em disparada.
  Um verdadeiro líder assume os erros quando eles existem e busca maneiras de evitar que ocorram novamente. Se o líder finge que não vê, possivelmente não vai ter forças para tratar do assunto de maneira adequada.
 Vejam o caso das "pedaladas" fiscais, o governo insiste que todos os anteriores fizeram, desse modo EU também posso fazer e mesmo após provas de que estão fazendo muito mal para a economia do país, continua em 2015.
 A crise não existiria sem as "pedaladas" e a corrupção institucionalizada em todas as esferas do governo brasileiro.

http://lavajato.mpf.mp.br/entenda-o-caso

 O caldo continua engrossando e a esperança do brasileiro é ver todos os corruptos e e principalmente os corruptores presos. Com as delações premiadas já tem ex-presidente se coçando, mas o Ministro do STF Fachin negou os pedidos de Lula, Aécio, Cunha, Dirceu e Gim.
 Lula e Aécio queriam acesso a delações; Cunha solicitava cancelamento de transferência de prisão; Dirceu e Gim pediam para ser soltos.
 Paralelo à tudo isso ainda temos o #BNDES , que com a delação dos irmãos da JBS, os chamados #FriBrothers , pode mostrar ao mundo uma cratera ainda maior criada por um governo desonesto e irresponsável. O governo brasileiro, na gestão esquerdista, pegou $ 500 Bi emprestado no mercado de capitais para que o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento) fosse o financiador de empresas brasileiras, mas agora as notícias dão conta de que na verdade esse banco só "emprestou" dinheiro para empresas que contribuíam para as campanhas eleitorais da esquerda.

http://epocanegocios.globo.com/Brasil/noticia/2017/05/executivos-da-jbs-e-da-jf-fecham-acordo-de-delacao-premiada-com-mpf.html

http://www.bbc.com/portuguese/brasil-40007134


http://oglobo.globo.com/brasil/lava-jato-fachin-nega-pedidos-de-lula-aecio-cunha-dirceu-gim-20963631
 Com a quebra do sigilo das delações premiadas da Odebrecht o Brasil está estarrecido com tanta cara de pau. Chegou a ponto do congresso e a presidência fabricarem leis para favorecer a empresa, diminuir impostos e até elimina-los, tudo em troca de moedinhas. Judas, que traiu Jesus Cristo, seria um santo perto dessa turma de políticos brasileiros.
http://www.bbc.com/portuguese/brasil-39596129


 Lista dos poíticos investigados:
Afonso Hamm

Fonte: http://arte.folha.uol.com.br/poder/operacao-lava-jato/

 Twitter: @Klaifer








https://br.linkedin.com/in/klai-ferreira-lider


https://www.facebook.com/liderefoco/

Postagens mais visitadas deste blog

PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO NO ENSINO: A BUSCA DE UM DESEJO

A liderança de Jesus - Crescimento

A liderança de Jesus - Recrutamento e Seleção